INÍCIO
A EMPRESA
PRODUTOS
SERVIÇOS
CERTIFICAÇÃO
GALERIA
CONTACTOS
CERTIFICAÇÃO
O que é um certificado BVQI?

O Bureau Veritas Quality International é uma empresa privada que realiza certificações em normas como a ISO 9001, ISO 14001, a OHSAS 18001, a SA8000, entre outras que têm por objectivo indicar padrões de qualidade na produção, comercialização e respeito ao meio-ambiente por parte das empresas do mundo todo.

O BVQI é o organismo de certificação dependente do Grupo Bureau Veritas.

O BVQI, Bureau Veritas Quality International, é uma empresa privada de capital maioritariamente francês, especializada em verificar e orientar empresas de forma a adequá-las às normas ISO da Organização Internacional para Padronização da família 9000. Quando verificam que uma dada empresa, que os contrata para fazer esta orientação e verificação, cumpre as normas estabelecidas pela ISO o Bureau Vritas emite um certificado atestando que os produtos daquela dada empresa seguem as normas ISO, sejam estes produtos bens ou serviços.

A Nissens possui ISO/TS 16949 assim como ISO 9001.

Os Elementos da ISO série 9000:

· Responsabilidade da administração: requer que a política de qualidade seja definida, documentada, comunicada, implementada e mantida. Além disto, requer que se designe um representante da administração para coordenar e controlar o sistema da qualidade.

· Sistema da qualidade: deve ser documentado na forma de um manual e implementado também.

· Análise crítica de contratos: os requisitos contratuais devem estar completos e bem definidos. A empresa deve assegurar que tenha todos os recursos necessários para atender às exigências contratuais.

· Controle de projecto: todas as actividades referentes à projectos (planeamento, métodos para revisão, mudanças, verificações, etc.) devem ser documentadas.

· Controle de documentos: requer procedimentos para controlar a geração, distribuição, mudança e revisão em todos os documentos codificados na empresa.

· Aquisição: deve-se garantir que as matérias-primas atendam às exigências especificadas. Deve haver procedimentos para a avaliação de fornecedores.

· Produtos fornecidos pelo cliente: deve-se assegurar que estes produtos sejam adequados ao uso.

· Identificação e rastreabilidade do produto: requer a identificação do produto por item, série ou lote durante todos os estágios da produção, entrega e instalação.

· Controle de processos: requer que todas as fases de processamento de um produto sejam controladas (por procedimentos, normas, etc.) e documentados.

· Inspecção e ensaios: requer que as matérias-primas sejam inspeccionadas (por procedimentos documentados) antes de sua utilização.

· Equipamentos de inspecção, medição e ensaios: requer procedimentos para a calibração/aferição, o controle e a manutenção destes equipamentos.

· Situação da inspecção e ensaios: deve haver, no produto, algum indicador que demonstre por quais inspecções e ensaios ele passou e se foi aprovado ou não.

· Controle de produto não-conforme: requer procedimentos para assegurar que o produto não conforme aos requisitos especificados é impedido de ser utilizado inadvertidamente.

· Acção correctiva: exige a investigação e análise das causas de produtos não-conformes e adopção de medidas para prevenir a reincidência destas não-conformidades.

· Manuseio, armazenamento, embalagem e expedição: requer a existência de procedimentos para o manuseio, o armazenamento, a embalagem e a expedição dos produtos.

· Registros da qualidade: devem ser mantidos registros da qualidade ao longo de todo o processo de produção. Estes devem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios.

· Auditorias internas da qualidade: deve-se implantar um sistema de avaliação do programa da qualidade.

· Treinamento: devem ser estabelecidos programas de treinamento para manter, actualizar e ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários.

· Assistência técnica: requer procedimentos para garantir a assistência à clientes.

· Técnicas estatísticas: devem ser utilizadas técnicas estatísticas adequadas para verificar a aceitabilidade da capacidade do processo e as características do produto.

A série ISO 9001 é a mais completa de todas, pois garante a qualidade do produto desde o projecto inicial, passando pela fase de desenho industrial, acompanhando a manufatura e o desenvolvimento, até a venda para o consumidor final. Nesta série, existem 28 testes que os produtos devem ser submetidos, para poderem ser aprovados. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejam presentes no sistema da qualidade.
ACESSO AO CATÁLOGO
  UTILIZADOR
  PASSWORD
LEMBRAR-SE DE MIM
AINDA NÃO ESTÁ REGISTADO? CLIQUE AQUI

ESQUECEU-SE DO UTILIZADOR OU DA PASSWORD? CLIQUE AQUI
© 2017 Rodrigues e Bastos Lda.